9 de abr. de 2010

A Viagem - Parte 1


As Malas



Nós tínhamos direito à 2 malas de 32kg cada um, mais uma mala extra de 32kg para a bebê. Isso seria a nossa bagagem despachada. Como bagagem de mão, teríamos direito cada um à uma bolsa de 8kg e a bebê poderia levar o carrinho e uma bolsa de fraldas.

Não pense que descobrir isso foi fácil. Por incrível que pareça, nem a TAM, que operaria 2 dos 3 trechos nem a LAN Chile, "dona" da nossa passagem, conseguiam dar a mesma informação sobre o assunto. Isso se estendeu durante quase 2 semanas de muitas ligações e idas ao aeroporto.

Decidimos que além da franquia, levaríamos mais 2 malas de 32kg e um pacote que conteria alguns quadros. Isso seria cobrado da seguinte forma: para cada mala de até 32kg seriam cobrados US$ 175, que seriam convertidos para real na hora.

Como levar esse peso enorme?



Conseguimos a ajuda de um amigo com uma picape, e levamos boa parte dessa bagagem nela. O problema é que ninguém lembrou de que no dia poderia chover e não tínhamos, portanto, nenhum tipo de cobertura para colocar na caçamba do carro.

O grande problema é que quando faltavam em torno de 10km para chegar no aeroporto, começou a chover freneticamente e simplesmente molhou os quadros, que ao menos serviram como proteção para as malas, que apesar de molhadas, não ficaram estragadas.

Check In



Por causa de todas as dúvidas entre LAN e TAM, ficamos com um certo receio de chegar lá em cima da hora para o check in e simplesmente as informações que tínhamos até o momento serem erradas e não haver tempo hábil para poder resolver tudo.

Falando com o pessoal do balcão de informações da TAM, com um supervisor e com o pessoal responsável pelo excesso de bagagem internacional, todos disseram em alto e bom som: "O check in e o despacho pode ser feito a partir de 24h antes do embarque." - foi a melhor notícia, pois qualquer problema teria muitas horas para serem resolvidos tranquilamente.

Com o vôo marcado às 5 da manhã de segunda feira, às 14h de domingo estávamos todos no aeroporto, com todas as bagagens. E aí começaram os problemas.

Problema 1 - Ficamos na fila preferencial, pois tínhamos um bebê. O problema é que curiosamente, a nossa fila não andava. Quando descrobrimos que a nossa fila REALMENTE não estava sendo atendida, pois o aeroporto e a TAM estavam sobrecarregados com muitos passageiros, pois era fim da pascoa.

Problema 2 - Ao chegar finalmente nossa vez, a atendente diz: "Infelizmente, para vôos internacionais, o check in só pode ser feito a partir de 2h antes do embarque."

Após muita briga, que algum dia pode ser bem explicada por aqui, 12 horas depois, esperando DENTRO do aeroporto com 8 pacotes de 32kg cada um, conseguimos fazer o check in e embarcamos.

continua...